sábado, 7 de junho de 2014

Os projetos para execução de uma obra de construção civil são basicamente os seguintes:


  1. Projetos de Arquitetura
  2. Projeto de Detalhamento Arquitetônico
  3. Projeto Estrutural
  4. Projeto de Instalações Elétricas
  5. Projetos de Instalações Hidrossanitárias
Veremos neste post apenas as pranchas que compõem o Projeto Arquitetônico e o Projeto de Detalhamento Arquitetônico.

  1. Projeto de Arquitetura

É composto das seguintes peças gráficas, de acordo com a ordem apresentada:
  • Planta de Localização: É a prancha inicial de um projeto de Arquitetura onde o objetivo é localizar o lote no contexto urbano o qual está inserido o terreno em relação ao quarteirão, quadra do loteamento, rua do bairro, ou área da comunidade. A escala de desenho geralmente é de 1/200 ou superior.

  • Planta de Situação: É a prancha que tem como situar a construção no lote a ser edificado, apresentando os parâmetros urbanísticos do projeto, informando os limites confrontantes e as dimensões do terreno, bem como a indicação do norte magnético. Geralmente é apresentado em formato A4 ou A3, e a escala é de 1/100 ou 1/200.

  • Planta Baixa: É a representação horizontal da edificação projetada. Para cada pavimento temos uma planta baixa. Considerando a perspectiva da edificação, imagina-se um plano horizontal cortando a construção a 1,20m acima do piso. A altura do plano de corte pode variar de 1,00m a 1,50m. O essencial é que as janelas sejam cortadas por este plano. A planta de cobertura é a vista superior, como se o plano horizontal estivesse acima do nível do telhado. Geralmente essa vista é representada na planta de situação, o que torna essa prancha desnecessária em caso de telhados simplificados. Normalmente a escala é de 1/50.

  • Corte: É a representação vertical da edificação projetada. Considera-se um plano vertical cortando a edificação. Toma-se um lado para a observação e despreza-se o outro que se encontra atrás do plano. O corte representa os espaços internos visíveis em vista. Os cortes podem ser longitudinais ou transversais, conforme o plano vertical de corte for respectivamente transversal ou longitudinal à edificação.

  • Fachadas: São representações verticais das vistas externas da edificação. Sua nomenclatura segue geralmente o lado da vista observada. Ex.: Fachada Lateral, Fachada Frontal, Fachada Posterior. 


      2. Projeto de Detalhamento Arquitetônico


As peças gráficas produzidas não são obrigatórias, porém são necessárias para a boa execução da obra. Geralmente são desenhadas em escalas menores pra identificação dos detalhes construtivos e sistemas de funcionamentos. Realiza-se detalhes para diagramação de pisos, esquadrias, telhados, fachadas, móveis, etc.



0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Auxiliar de Obras de Edificações . Tecnologia do Blogger.

SIGA-ME PELO TWITTER

Curta nossa página do facebook!

Total de visualizações