O 5S é muito importante como ferramenta da qualidade porque permite que a organização seja feita de forma que o ambiente de trabalho fique melhor para trabalhar e produzir.Mas, o que significa 5S?
É uma metodologia japonesa que surgiu após a 2ª guerra mundial, com o objetivo de evitar desperdícios e melhorar o ambiente de trabalho. Cada "S" corresponde a um senso:
- SEIRI - Senso de utilização: Separa-se o que é utilizado do que não é mais utilizado, os que não são mais utilizados são descartados ou arquivados dependendo do que se trata;
- SEITON - Senso de organização: Organiza-se todo o material por data, tipo, quantidade ou por outra classificação dependendo do tipo de material, e deve-se guardar com etiquetas legendadas e se possível com cores para as diferentes categorias;
- SEISO - Senso de limpeza: Limpa-se todo o ambiente;
- SEIKETSU - Senso de asseio ou de saúde: Conservação da higiene pessoal e do ambiente de trabalho, melhoria contínua;
- SHITSUKE - Senso de Autodisciplina: Visa desenvolver a disciplina de todos para cumprir todos os "S" anteriores para que a aplicação da ferramenta seja constante.
O 5S é uma ferramenta da qualidade usada como base para implantar programas de controle de qualidade mais complexos. Essa ferramenta melhora a produtividade do funcionário, em função da redução de tempo de procura de objetos; previne acidentes, pois com a implantação desta metodologia os funcionários passam a preservar suas ferramentas, equipamentos e materiais, limpando-os e guardando-os após seu uso, ao invés de deixar todo o material mal arranjado ou espalhado. Além disso, pode-se observar a melhoria da qualidade de produtos e serviços; melhoria da qualidade de vida dos empregados e melhor aparência do ambiente de trabalho.
Os resultados obtidos promovem qualidade de vida, qualidade no trabalho e nos custos da empresa.
0 comentários:
Postar um comentário