O aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de carbono (em torno de 0,002% a 2%). Os aços estruturais têm carbono na sua composição na ordem de 0,18% a 0,25%.
Os aços podem ser classificados em:
- Aço-carbono: são ligas de Ferro-Carbono contendo geralmente de 0,008% até 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais resultantes dos processos de fabricação;
- Aço-liga: são os aços carbono que contém outros elementos de liga, ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que são considerados normais.
O aço utilizado na construção civil tem 0,3% de carbono (baixo teor). Tenacidade: o impacto necessário para que haja ruptura, a partir dela determina-se que o aço é dúctil;
- Ductilidade (resistência): representa o grau de deformação que o aço suporta até a sua ruptura.
- O limite elástico: é a máxima tensão que o material pode suportar sem que se produzam deformações plásticas ou remanescentes, além de certos limites;
- Alongamento na ruptura: é o aumento do comprimento do corpo-de-prova correspondente à ruptura, expresso em porcentagem.
nominal 10 ou inferior, obtidos por trefilação ou processo equivalente, como por exemplo estiramento. Esta classificação pode ser visualizada na tabela abaixo.
O comprimento normal de fabricação de barras e fios é de 11m, com tolerância de 9%, mas nunca inferior a 6m. Porém, comercialmente são encontradas barras de 12m, levando-se em consideração possíveis perdas que ocorrem no processo de corte.
Os aços, dependendo do fabricante, vêm com as bitolas especificadas em milímetros ou em polegadas, não alterando o seu diâmetro no momento da fabricação. Na tabela abaixo, estão as bitolas em polegadas e milímetros (valores aproximados utilizados na construção civil para facilitar a identificação) e o peso linear das barras.
0 comentários:
Postar um comentário