sábado, 26 de julho de 2014

O relatório técnico é uma ferramenta muito importante que é utilizada na construção civil para registrar não conformidades, avanço físico das estruturas (com frequência semanal, quinzenal, mensal, semestral ou anual), necessidade de revisão de projetos, verificações de serviços de campo, entre outros.
Para elaborar um bom relatório não esqueça:


  1. Ele deve ser escrito de forma clara, com linguagem formal (sem gírias) e de preferência usando os termos técnicos correspondentes ao que está sendo relatado (lembre-se que quem vai ler conhece os termos técnicos tão bem como você); 
  2. Utilize fotografias. Elas ajudam a provar que o seu relatório foi realmente baseado em pesquisa de campo (in loco);
  3. Utilize gráficos, eles ajudam a mostrar melhorias ou pontos a melhorar de forma mais prática;
  4. Ele pode ser elaborado como uma ficha técnica ou como um texto informativo com introdução (A quem se destina o relatório, qual informação ele deve passar, aonde ocorreu a pesquisa), desenvolvimento (método empregado para colher as informações, dificuldades encontradas, conformidades e/ou não conformidades e a solução que foi empregada ou se a solução não foi ainda empregada qual deverá ser empregada), conclusão (o que pode ser concluído sobre tudo o que foi relatado, o que houve depois de aplicada a solução, tudo de forma breve, não devendo ultrapassar 5 linhas.
Veja a seguir um modelo de relatório técnico-científico:


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Auxiliar de Obras de Edificações . Tecnologia do Blogger.

SIGA-ME PELO TWITTER

Curta nossa página do facebook!

Total de visualizações