Detalhes das dimensões e armação de sapata isolada.
Radier
Execução de estaca hélice contínua
Execução de tubulão a ar comprimido
NBR 6122/96 - Norma que fixa as condições básicas a serem observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas.
Fundações diretas: Ou rasas, são aquelas em que a carga da estrutura é mandada diretamente ao solo pela fundação. São executadas em valas rasas com profundidade máxima de 3 metros caracterizadas por blocos, alicerces, sapatas e radiers. Quando a base da fundação não excede duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 3 metros de profundidade.
Fundações indiretas: Ou profundas, são aquelas que transmitem a carga por efeito do atrito lateral do elemento com o solo por meio de um fuste. Essas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões. Outra característica das fundações indiretas é que as bases estão implantadas a mais de duas vezes a sua dimensão e se encontram a mais de 3 metros de profundidade.
Para definir qual tipo de fundação é ideal para uma edificação é necessária uma investigação prévia do solo do terreno para que não haja problemas futuros.